Magnólia

Família:
Magnoliaceae
Descrição:
É uma árvore robusta com até 30 metros de altura, com ramos vigorosos que se mantêm verdes o ano inteiro. A suas folhas são brilhantes, lisas ou com uma leve penugem, ovaladas e alternadas. É uma das estrelas do jardim, quando está florida.
As Magnólias São flores nativas dos Himalaias ao Japão, Oeste da Malásia, Leste da América do Norte, México e regiões tropicais. Existe desde os tempos pré-históricos, na China, o seu cultivo existe há pelo menos 1.400 anos.
As suas magníficas flores vão do muito branco a uma cor creme aveludada, mas também podem ser encontradas flores de cores amarelas, flores de cores rosas e flores de cores púrpuras. São flores bastante grandes, com 8 a 12 pétalas, podendo medir de 20 a 30 cm de diâmetro. O seu aroma é agradável e penetrante.
As suas flores ainda fechadas têm a forma de uma tulipa.
A Magnólia é recomendada para regiões de temperatura amena e é muito utilizada no paisagismo em geral, possuindo notáveis atributos ornamentais. É adequada para parques e grandes jardins, na arborização urbana em geral. Atrai muitos pássaros, que procuram alimento nas suas sementes.
Cultivo:
Para o cultivo desta planta, é necessário um solo fértil em composto orgânico e bem drenado. Deve-se plantar em local de sol ou sombra parcial, em espaço amplo para o bom desenvolvimento das suas raízes e copa, ficando, a planta, protegida de ventos fortes. O seu cultivo como planta isolada não é muito recomendado, pois passada a floração perde um pouco do efeito espectacular. O ideal será utilizá-la em conjuntos de folhagens verdes com flores em diversas épocas, combinando a cor da flor da magnólia com outras de cores semelhantes, como as azáleas.
Reprodução:

A reprodução é feita por sementeira, de preferência no Outono, ou por estacas de ramos no início da Primavera, pode-se anteriormente mergulhar as estacas para ganharem raízes e só depois plantar. A poda é aconselhável no final do Inverno e início da primavera.

Floração:
Os meses de floração da Magnólia são entre Maio e Julho.
Curiosidades:
Na China as magnólias são utilizadas para proteger o Buda, ficando ao redor dos templos budistas. Além de sua utilização ornamental, são cultivadas pelo comércio de sua madeira e por suas cascas que podem ser aproveitadas na medicina.
As flores da Magnólia são excelentes presentes quando a intenção é mandar mensagens de força, amor à natureza, simpatia, dignidade, perseverança e nobreza.

 

 

Anúncios