Hibisco siriaco

Nomes Populares:
Hibisco, Graxa-de-estudante, Hibisco-da-china, Hibisco-tropical, Mimo-de-vênus
Família:
Malvaceae
Categoria:
Arbustos, Arbustos Tropicais, Cercas Vivas,Flores Perenes
Clima:
Equatorial, Oceânico, Subtropical, Temperado,Tropical
Origem:
Ásia
Altura:
0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade:
Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida:
Perene
Descrição:

O hibisco é a flor símbolo do Havaí. Além disso é umas das plantas mais cultivadas nos jardins brasileiros, devido ao seu rápido crescimento, beleza e rusticidade. Há um grande número de variedades, que podem apresentar folhas estreitas ou largas, variegadas ou não e flores das mais diversas formas, tamanhos e cores.A floração estende-se por todo o ano e as flores são sempre solitárias. Versátil, adapta-se às mais diversas funções paisagísticas, servindo como excelente cerca-viva, arbusto, renques, composições ou simplesmente como planta isolada em vasos.

De característica tropical, o hibisco deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica com adubações periódicas para uma floração exuberante. Não tolera geadas. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial.

Em Portugal este género está representado por 2 espécies, presentes em Portugal Continental, a primeira nativa, a segunda introduzida: Hibiscus palustris L. Hibiscus trionum L.

O chá de hibisco, especialmente o que é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil, e como “sorrel” ou “roselle”, ou ainda “karkaday” em Egipcio, é uma bebida conhecida em todo o mundo. No Brasil terá sido introduzida com o nome de “água de Jamaica” a partir de novelas mexicanas.

Na África ocidental, o “jus de bissap” é popular em todos os países e vendido como refresco nas ruas. É baseado num chá de flores de hibisco, hortelã, baunilha e sumo de laranja ou doutros frutos e servido com gelo; é por vezes considerado a “bebida nacional doSenegal”. [1] Já no Brasil, o Hibisco costuma ser preparado com canela, cavalinha ou limão.

Na Itália, o chá, conhecido como “carcade” ou “chá italiano” é geralmente bebido frio e açucarado Muitas vezes, com suco de limão espremido na hora. Introduzido enquanto a Eritreia foi uma colônia italiana (1860-1941), uma vez que seu uso era muito mais difundido.Mussolini promoveu o hábito de beber chá em vez de “arcade inglese”, após as penalidades para a guerra na Etiópia que atingiu a Itália.

Fonte:
FLORESTAR
Anúncios