Choupo

Descrição:
É um dos gêneros da Família Salicaceae.
Álamos são árvores caducifólias, com uma vasta distribuição geográfica no Hemisfério Norte, desde os trópicos até os limites latitudinais norte para o desenvolvimento de uma árvore.
O tronco é caracteristicamente alto e reto, embora possam existir indivíduos com vários galhos ou bifurcados. Trata-se de uma espécie de vida curta, quando comparado ao “White pine”, “Douglas Fir” ou Carvalho (Quercus robur L), na maioria das vezes por ser hospedeiro de doenças ou insetos. Todavia, o crescimento rápido frequentemente permite que atinjam grandes dimensões.
Todas as espécies da família Salicaceae são dióicas, isto é, apresentam plantas masculinas e femininas em separado. Suas sementes perdem a capacidade de germinação rapidamente e muitas vezes são estéreis, por não estarem fecundadas, esta dificuldade de fecundação deve-se ao fato das árvores apresentarem sexos distintos.
Suas folhas são quase sempre alternas e seus frutos formam uma cápsula que contém grande número de sementes, as quais são envoltas em uma espécie de algodão, o que permite a disseminação em grandes distâncias.
A frutificação ocorre ao final da primavera ou início do verão (OLIVER, 1988).
Fonte:
UTAD.
Anúncios